Todas as atividades do NUAL são trabalhadas de forma que os alunos pratiquem as disciplinas do currículo escolar. Eles trabalham com leitura de textos institucionais, utilitários e publicitários, elaboram texto e livro de receitas, desenvolvendo assuntos da Língua Portuguesa e Redação. Exercitando a matemática, estudam medidas através das receitas, calculam, comparam o valor nutricional dos alimentos. Estudam sobre a regionalidade da culinária, história da alimentação, aprendem sobre sazonalidade, clima e solos, desenvolvendo as disciplinas de História e Geografia, além de serem trabalhados temas sobre Diversidade Cultural, ética, comportamento, etc.
Na confeitaria os alunos aprendem a elaborar deliciosas receitas de doces salgados, bolos, tortas simples e decoradas, cuidados com a higiene e saúde.
Na padaria são confeccionados pelos alunos e professores diversos tipos de pães, broas, sequilhos, sonhos e pasteis.
Os produtos das oficinas além de serem degustados pelos alunos que prepararam, uma parte destinam-se a lanchonete da escola, valorizando assim o produto elaborado pelas turmas.
Os alunos exercitam suas habilidades na culinária e são incentivados a desenvolverem a criatividade através de trabalhos de arte em legumes e frutas, nos bolos decorados e na elaboração de telas e pintura de paisagens no núcleo.
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
terça-feira, 4 de novembro de 2008
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Tá com sede? Bebeu água?
Você sabia que até o cérebro transmitir a mensagem da sede, o organismo já começou a se desidratar?
Por isso, beba água antes mesmo de sentir sede, nos intervalos das refeições.
É recomendado, para pessoas sem restrição hídrica, beber de 8 a 10 copos de água ao longo do dia.
A hidratação é importante para o funcionamento regular das células do corpo. A boa hidratação evita fadiga, melhora a memória, regula o funcionamento do intestino, etc.
Fortalecendo Hábito Regional
De origem afriacana, o quiabo é um alimento muito apreciado na culinária baiana. Utilizado no preparo da quiabada, de cozidos ou do delicioso caruru. É rico em vitaminas A,C, complexo B, fibras, cálcio, sódio, potássio e magnésio, esses minerais evitam tremores musculares. Além disso quiabo auxilia no funcionamento do intestino.
Dupla perfeita!
Arroz com feijão é uma combinação nutricionalmente perfeita, pois as proteínas desses dois alimentos se completam e dessa forma são amplamente absorvidas.
No Brasil mais de 32 milhões de famintos sonham um dia poder ter à mesa um prato de arroz com feijão, mas infelizmente essa dupla perfeita às vezes não é tão valorizada e torna-se a maior parte da composição do lixo produzido no refeitório. REFLITA E NÃO DESPERDICE!
Assinar:
Postagens (Atom)